sábado, setembro 05, 2009

planejamento 8º serie

PLANEJAMENTO DE MATEMÁTICA

8ªSÉRIE




v Quarto Ano do Ensino Fundamental II – (8aSérie)
Ø Tratamento da informação
Ø Probabilidade e Estatística
Ø Números
Ø Equação do 2ograu
Ø Geometria
Ø Funções
Ø Semelhança do polígono
Ø Álgebra
Ø Noções de trigonometria
Ø Matemática do comércio

2 -CONTEÚDOS:
v Primeiro Bimestre:
· Tratamento da informação: probabilidade, estatística, histogramas e polígonos de freqüência.
· Números: Os números no Mundo, Orçamento familiar, indústria, Saúde, meio ambiente, velocidade do ar, velocidade, universo, números naturais, números inteiros, números racionais, números irracionais, Os irracionais na geometria, radicais, números reais.
v Segundo Bimestre:
· Equação do 2o grau: método de Al-Khwarizmi, fatoração.
· Geometria: Poliedros, planificações, sólido geométrico, perspectiva, áreas e volumes de poliedros.
v Terceiro Bimestre:
· Funções: proporcionalidade e função, gráficos de funções.
· Semelhança de polígonos: figuras semelhantes, polígonos semelhantes, triângulos retângulos.
· Trigonometria
· Matemática do comércio: juros, porcentagem.
v Quarto Bimestre:
· Álgebra
· Geometria: círculos, círculos concêntricos, ângulos no círculo, polígonos inscritos, polígonos circunscritos, ângulo inscrito, áreas de círculos, área total e lateral dos cilindros.

3- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
v Quarto Ano do Ensino Fundamental II:
v Primeiro Bimestre:

4 – PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
Ø Desafios
Ø Aulas expositivas
Ø Resolução de atividades /exercícios
Ø Resolução conjunta de testes
Ø Passeios
Ø Teatro
Ø Jornais e revistas
Ø Pesquisas na Internet
Ø Filmes
Ø História da Matemática


5 – PROJETO DE LEITURA E ESCRITA:
SEQÜÊNCIA DIDÁTICA DE LEITURA:
1)LITERÁRIA (PROSA): CRÔNICA, CONTO
2)JORNALÍSTICA: NOTÍCIA, REPORTAGEM
3)LITERÁRIA (VERSO): CANÇÃO, POEMA
4)ESFERA DA VIA PÚBLICA: FORMULÁRIOS E CURRÍCULO.

Ø OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS PELAS DIFERENTES ÁREAS:

Repertoriar o aluno, oferecendo contato com o gênero diversos, através da leitura de textos de autores brasileiros, poetas, escritores, jornalistas, historiadores, matemáticos, etc.

Ø ETAPAS:

2) Levantamento do conhecimento prévio do aluno:
Relembrar o projeto de leitura realizado no ano anterior e destacar a intenção de ampliar o universo de leitura dos alunos, de acordo com o Programa Ler e Escrever.
Perguntar se conhecem alguma crônica, algum autor, poema, canção, escritores, matemáticos, jornalistas, etc.

2) Organização das atividades a serem desenvolvidas:
- Leitura
ü seleção de textos, com qualidade literária, jornalística, poéticas de autores e momentos históricos diversos;
ü organização e escolha do professor do texto a ser lido em suas classes;
ü leitura em voz alta pelo professor com a tarefa única de tornar o momento agradável, dialogando sobre o texto sem a preocupação de utilizá-lo na seqüência, em atividade didática;

- escrita
ü escolha de um dos textos para atividade de reescrita a fim de diagnosticarmos os casos de falta de domínio para acompanhamento durante o ano letivo;
ü estabelecimento de data e momento (aula) marcada previamente com o aluno;
ü combinados para execução da sondagem: fazer a leitura, conversar sobre o texto se necessário, solicitar a escrita não direcionando o gênero;
ü definição de critérios para correção: conforme material do Programa Ler e Escrever;
ü correção dos erros para corrigi-los em sala de aula;
ü definição de providências a serem tomadas nos casos de falta de domínio de escrita;
ü análise e reflexão sobre a língua.
Por se tratar de sondagem, a análise e reflexão sobre o texto produzido acontecerá após a correção, buscando perceber e tabular os tipos de erros cometidos pelos alunos: regularidade, uso de letra maiúscula, pontuação, estruturação, etc

3) Avaliação do trabalho desenvolvido:
Ø Reescrita;
Ø Gráficos de barras, linha e de coluna;
Ø Desenhos, fazer uma ilustração dos textos lidos.


6 – RECURSOS DIDÁTICOS:
Ø Computador
Ø Calculadora
Ø Jornais
Ø Revistas
Ø Folhetos de propaganda
Ø Vídeos
Ø Livros paradidáticos
Ø Livros didáticos
Ø Transferidor
Ø Régua, compasso
Ø Recursos didáticos auxiliares:
ü Instrumentos: régua, esquadro, transferidor, compasso, metro, trena, termômetro, ampulheta, relógio, cronômetro, espelho, bússola e tesoura.
ü Materiais: papel quadriculado, malha triangular, folha de sulfite e de cartolina, fita crepe, cola, barbante, arame, canudinhos, palitos, etc.

7 – INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
Ø Diagnóstica e contínua
Ø Observação e registro
Ø Resolução de problemas
Ø Disciplina
Ø Testes
Ø Textos
Ø Avaliação conjunta
Ø Atividades em classe
Ø Atividades extraclasse
Ø Caderno
Ø Atividades em grupo
Ø Participação
Ø Auto-avaliação
Ø Exercícios em lousa
Ø Avaliando o raciocínio do aluno (identificar padrões, fórmula, hipóteses e faz conjunturas).