sábado, setembro 05, 2009

PLANEJAMENTO 7º SERIE

PLANEJAMENTO DE MATEMÁTICA
7° SÉRIE


1 - OBJETIVOS GERAIS:

O aluno do ensino fundamental deve ser capaz de:

Ø Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas;
Ø Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos da realidade, estabelecendo inter-relações, utilizando o conhecimento matemático (aritmético, geométrico, métricos, algébricos, estatísticos, combinatórios, probabilísticos);
Ø Selecionar, organizar e produzir informações relevantes para interpretá-las e avaliá-las criticamente;
Ø Resolver situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como intuição, indução, dedução, analogia, estimativa, e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos, bem como instrumentos tecnológicos disponíveis;
Ø Comunicar-se matematicamente, ou seja, descrever, representar e apresentar resultados com precisão e argumentar sobre suas conjecturas, fazendo uso da linguagem oral e estabelecendo relações entre ela e diferentes representações matemáticas;
Ø Estabelecer conexões entre temas matemáticos de diferentes campos e entre esses temas e conhecimentos de outras áreas curriculares;
Ø Sentir-se seguro da própria capacidade de construir conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a auto-estima e a perseverança na busca de soluções;
Ø Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente na resolução dos problemas propostos, identificando aspectos consensuais ou não na discussão de um assunto, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.
Além de buscar a aprendizagem de conceitos e procedimentos, o ensino de Matemática, ao longo de todas as séries do ensino fundamental visará à constituição de atitudes:
Ø Favoráveis para a aprendizagem de matemática.
Ø Positivas com relação à sua própria capacidade para elaborar estratégias pessoais diante de situações-problema.
Ø De socialização de suas experiências com seus pares como forma de aprendizagem.
Ø De curiosidade por questionar, explorar e interpretar os diferentes usos dos números, reconhecendo sua utilidade na vida cotidiana.
Ø De interesse e curiosidade por conhecer diferentes estratégias de cálculo.
Ø De organização na elaboração e apresentação dos trabalhos.

2 – CONTEÚDOS:
v Terceiro Ano do Ensino Fundamental do Ciclo II ( 7aSérie):
• Ângulos
• Números
• Quadriláteros e triângulos
• Números Racionais
• Potências e raízes
• Álgebra
• Áreas e volumes
• Proporcionalidade
• Números Irracionais
• Transformação no plano
• Probabilidade e estatística
v Primeiro Bimestre:
• Ângulos: medidas de ângulos, operações com ângulos, triângulos, polígono.
• Números: seqüências, decomposição em fatores primos, cálculo de mmc, adição e subtração de frações.
v Segundo Bimestre:
• Quadriláteros e triângulos: características dos quadriláteros, propriedades dos quadriláteros, construindo quadriláteros, triângulos, desenhando triângulos.
• Números racionais: frações, decimais exatos e dízimas, reta numérica, porcentagem.
• Potências e raízes: notação científica, operações com potências e raiz quadrada.
v Terceiro Bimestre:
• Álgebra: expressões algébricas, polinômios, equação do 1o grau, sistema de equações, inequação do 1o grau.
• Áreas e volumes:área do paralelogramo, área de triângulos, área dos losangos, área do trapézio, volumes.
• Proporcionalidade: inversamente proporcional, diretamente proporcional, não proporcional, ampliação e redução de figuras.
v Quarto Bimestre:
• Geometria: triângulo retângulo, diagonal do quadrilátero, números irracionais na reta, comprimento da circunferência.
• Transformação no plano: simetria, reflexão, translação, rotação, congruência de figuras, arte e a geometria (mosaicos de Escher).
• Probabilidade e Estatística: probabilidade, população e amostra, dados estatísticos, gráfico de setor, moda, média e mediana.

3 – Objetivos Específicos:
v Terceiro Ano do Ensino Fundamental II:
v Primeiro Bimestre:
• Identificar ângulos congruentes, complementares e suplementares em feixes de retas paralelas cortadas por retas transversais, reconhecendo propriedades e utilizando-as para resolver situações problema.
• Resolver situações-problema que incluem a obtenção da bissetriz de um ângulo e a construção de alguns ângulos (90º, 45º, 60º, e 30º), fazendo uso de instrumentos como régua, compasso, esquadro e transferidor.
• Resolver situações-problema que abrangem a obtenção da mediatriz de um segmento, de um segmento de reta paralelo ou perpendicular a outro segmento de reta dado, fazendo uso de instrumentos como régua, compasso, esquadro e transferidor.
• Explorar a congruência de figuras planas, em situações problema, a partir da análise de reflexões em retas, rotações e translações.
• Determinar a soma dos ângulos internos de um polígono convexo qualquer.
• Determinar a soma das medidas dos ângulos internos de um polígono qualquer.
• Identificar ângulos que possuem a mesma medida e ângulos suplementares em retas paralelas cortadas por uma transversal.
• Constatar a importância dos números no cotidiano.
• Analisar numérica e criticamente tabelas e gráficos.
• Comparar números
• Verificar a proporcionalidade e determinar a razão entre dois números.
• Operar com números inteiros e decimais.
v Segundo Bimestre:
• Ampliar e relacionar os diferentes campos numéricos reconhecendo relações de pertinência (entre um número e um conjunto numérico) e de inclusão (entre conjuntos numéricos).
• Reconhecer números racionais como quociente, razão e fração em diferentes contextos.
• Localizar números racionais na reta numérica nas formas fracionárias e decimal.
• Reconhecer os números inteiros como racionais.
• Perceber a porcentagem como razão entre dois números.
• Ler e escrever números utilizando a notação científica.
• Operar com potências, utilizando as propriedades operatórias.
• Calcular raízes por meio de fatoração.
• Fazer estimativas para o cálculo de raízes.
• Determinar o mmc, avaliando a estratégia mais adequada ao caso.
• Resolver situações-problema, utilizando o cálculo do mmc.
• Conhecer as regras utilizadas na notação científica e utilizá-las para leitura de informações.
• Analisar, interpretar, formular e resolver situações-problema, compreendendo diferentes significados das operações, envolvendo números naturais, inteiros e racionais.
• Perceber números irracionais como solução do cálculo de algumas raízes quadradas.
• Perceber a evolução histórica dos universos numéricos.
• Representar números irracionais na reta numérica.
• Perceber a relação existente entre a medida do perímetro da circunferência e a medida do diâmetro.
• Constatar a irracionalidade de π
• Calcular o comprimento da circunferência em diferentes situações-problema.
• Representar diferentes vistas (lateral, frontal e superior) de figuras tridimensionais e reconhecer figura representada por diferentes vistas.
• Obter seções de figuras tridimensionais por um plano e analisar as figuras obtidas.
• Analisar, em poliedros, a posição relativa de duas arestas (paralelas, perpendiculares, reversas) e de duas faces (paralelas, perpendiculares).
• Explorar propriedades como as referentes às alturas e medianas de um triângulo.
• Resolver situações-problema que abrangem propriedades dos quadriláteros.
• Construir procedimentos para calcular o número de diagonais de um polígono pela observação de regularidades existentes entre o número de lados e o de diagonais.
• Identificar as transformações de uma figura obtidas pela sua translação, identificando características dessa transformação (em relação ás medidas dos lados, dos ângulos, da superfície da figura).
• Comparar e classificar quadriláteros segundo suas propriedades comuns.
• Reconhecer as diferenças e semelhanças entre diversos triângulos.
• Classificar os triângulos quanto às medidas dos lados e dos ângulos.
v Terceiro Bimestre:
• Identificar em situações-problema grandezas diretamente proporcionais, inversamente proporcionais, ou nem diretamente nem inversamente proporcionais.
• Diferenciar grandezas diretamente proporcionais e inversamente proprocionais.
• Resolver situações problema que incluem grandezas diretamente proporcionais ou inversamente proporcionais por meio de estratégias variadas (incluindo a regra de três).
• Resolver situações problema que abrangem o cálculo de juros simples e utilizar porcentagem para cálculo de descontos e de acréscimos simples, fazendo uso da calculadora.
• Produzir e interpretar escritas algébricas, em situações que envolvem generalização de propriedades, incógnitas, fórmulas, relações numéricas e padrões.
• Calcular o valor numérico de expressões algébricas simples.
• Construir procedimentos para calcular o valor numérico e efetuar operações com expressões algébricas, utilizando as propriedades conhecidas, em situações- problema.
• Traduzir situações-problema por equações do primeiro grau, utilizando as propriedades da igualdade, na construção de procedimentos para resolvê-las, discutindo o significado das soluções (raízes) encontradas em confronto com a situação proposta.
• Traduzir situações-problema por inequações do primeiro grau, utilizando as propriedades da desigualdade, na construção de procedimentos para resolvê-las, discutindo o significado das soluções (raízes) encontradas em confronto com a situação proposta.
• Traduzir situações-problema por sistemas de equações do primeiro grau, utilizando métodos como o da adição e da substituição para resolvê-los, discutindo o significado das soluções (raízes) encontradas, em confronto com a situação proposta.
• Calcular a área de superfícies planas delimitada por um paralelogramo, um triângulo, um losango e um trapézio, por meio da utilização de fórmulas.
• Construir procedimentos para medir grandezas que são determinadas pela relação de duas outras (como velocidade, densidade) e utilizá-los para resolver situações-problema.
• Resolver situações-problema utilizando noções de escala e analisar plantas e mapas, identificando as escalas utilizadas.
v Quarto Bimestre:
• Ler, interpretar dados expressos em gráficos setores.
• Construir gráficos de setores e utilizá-los em situações problema.
• Compreender termos como freqüência, freqüência relativa, amostra de uma população para interpretar informações de uma pesquisa.
• Produzir textos escritos a partir da interpretação de dados estatísticos.
• Resolver situações-problema que incluem contagem, por meio de estratégias variadas, como a construção de diagramas, tabelas e esquemas sem a aplicação de fórmulas.
• Resolver situações-problema que abrangem a construção de espaços amostrais e indicação da possibilidade de sucesso de um evento, pelo uso de porcentagens.
• Identificar eixos de simetria em figuras.
• Reconhecer as propriedades de reflexão, translação e rotação.
• Diferenciar os sentidos horário e anti-horário da rotação.
• Reconhecer e definir figuras congruentes.

planejamento 8º serie

PLANEJAMENTO DE MATEMÁTICA

8ªSÉRIE




v Quarto Ano do Ensino Fundamental II – (8aSérie)
Ø Tratamento da informação
Ø Probabilidade e Estatística
Ø Números
Ø Equação do 2ograu
Ø Geometria
Ø Funções
Ø Semelhança do polígono
Ø Álgebra
Ø Noções de trigonometria
Ø Matemática do comércio

2 -CONTEÚDOS:
v Primeiro Bimestre:
· Tratamento da informação: probabilidade, estatística, histogramas e polígonos de freqüência.
· Números: Os números no Mundo, Orçamento familiar, indústria, Saúde, meio ambiente, velocidade do ar, velocidade, universo, números naturais, números inteiros, números racionais, números irracionais, Os irracionais na geometria, radicais, números reais.
v Segundo Bimestre:
· Equação do 2o grau: método de Al-Khwarizmi, fatoração.
· Geometria: Poliedros, planificações, sólido geométrico, perspectiva, áreas e volumes de poliedros.
v Terceiro Bimestre:
· Funções: proporcionalidade e função, gráficos de funções.
· Semelhança de polígonos: figuras semelhantes, polígonos semelhantes, triângulos retângulos.
· Trigonometria
· Matemática do comércio: juros, porcentagem.
v Quarto Bimestre:
· Álgebra
· Geometria: círculos, círculos concêntricos, ângulos no círculo, polígonos inscritos, polígonos circunscritos, ângulo inscrito, áreas de círculos, área total e lateral dos cilindros.

3- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
v Quarto Ano do Ensino Fundamental II:
v Primeiro Bimestre:

4 – PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
Ø Desafios
Ø Aulas expositivas
Ø Resolução de atividades /exercícios
Ø Resolução conjunta de testes
Ø Passeios
Ø Teatro
Ø Jornais e revistas
Ø Pesquisas na Internet
Ø Filmes
Ø História da Matemática


5 – PROJETO DE LEITURA E ESCRITA:
SEQÜÊNCIA DIDÁTICA DE LEITURA:
1)LITERÁRIA (PROSA): CRÔNICA, CONTO
2)JORNALÍSTICA: NOTÍCIA, REPORTAGEM
3)LITERÁRIA (VERSO): CANÇÃO, POEMA
4)ESFERA DA VIA PÚBLICA: FORMULÁRIOS E CURRÍCULO.

Ø OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS PELAS DIFERENTES ÁREAS:

Repertoriar o aluno, oferecendo contato com o gênero diversos, através da leitura de textos de autores brasileiros, poetas, escritores, jornalistas, historiadores, matemáticos, etc.

Ø ETAPAS:

2) Levantamento do conhecimento prévio do aluno:
Relembrar o projeto de leitura realizado no ano anterior e destacar a intenção de ampliar o universo de leitura dos alunos, de acordo com o Programa Ler e Escrever.
Perguntar se conhecem alguma crônica, algum autor, poema, canção, escritores, matemáticos, jornalistas, etc.

2) Organização das atividades a serem desenvolvidas:
- Leitura
ü seleção de textos, com qualidade literária, jornalística, poéticas de autores e momentos históricos diversos;
ü organização e escolha do professor do texto a ser lido em suas classes;
ü leitura em voz alta pelo professor com a tarefa única de tornar o momento agradável, dialogando sobre o texto sem a preocupação de utilizá-lo na seqüência, em atividade didática;

- escrita
ü escolha de um dos textos para atividade de reescrita a fim de diagnosticarmos os casos de falta de domínio para acompanhamento durante o ano letivo;
ü estabelecimento de data e momento (aula) marcada previamente com o aluno;
ü combinados para execução da sondagem: fazer a leitura, conversar sobre o texto se necessário, solicitar a escrita não direcionando o gênero;
ü definição de critérios para correção: conforme material do Programa Ler e Escrever;
ü correção dos erros para corrigi-los em sala de aula;
ü definição de providências a serem tomadas nos casos de falta de domínio de escrita;
ü análise e reflexão sobre a língua.
Por se tratar de sondagem, a análise e reflexão sobre o texto produzido acontecerá após a correção, buscando perceber e tabular os tipos de erros cometidos pelos alunos: regularidade, uso de letra maiúscula, pontuação, estruturação, etc

3) Avaliação do trabalho desenvolvido:
Ø Reescrita;
Ø Gráficos de barras, linha e de coluna;
Ø Desenhos, fazer uma ilustração dos textos lidos.


6 – RECURSOS DIDÁTICOS:
Ø Computador
Ø Calculadora
Ø Jornais
Ø Revistas
Ø Folhetos de propaganda
Ø Vídeos
Ø Livros paradidáticos
Ø Livros didáticos
Ø Transferidor
Ø Régua, compasso
Ø Recursos didáticos auxiliares:
ü Instrumentos: régua, esquadro, transferidor, compasso, metro, trena, termômetro, ampulheta, relógio, cronômetro, espelho, bússola e tesoura.
ü Materiais: papel quadriculado, malha triangular, folha de sulfite e de cartolina, fita crepe, cola, barbante, arame, canudinhos, palitos, etc.

7 – INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
Ø Diagnóstica e contínua
Ø Observação e registro
Ø Resolução de problemas
Ø Disciplina
Ø Testes
Ø Textos
Ø Avaliação conjunta
Ø Atividades em classe
Ø Atividades extraclasse
Ø Caderno
Ø Atividades em grupo
Ø Participação
Ø Auto-avaliação
Ø Exercícios em lousa
Ø Avaliando o raciocínio do aluno (identificar padrões, fórmula, hipóteses e faz conjunturas).