sexta-feira, abril 24, 2009

PLANEJAMENTO 5º SERIE

00-PLANEJAMENTO
PLANEJAMENTO DE MATEMÁTICA

5° SERIE

1 - OBJETIVOS GERAIS:

O aluno do ensino fundamental deve ser capaz de:

Ø Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas;
Ø Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos da realidade, estabelecendo inter-relações, utilizando o conhecimento matemático (aritmético, geométrico, métricos, algébricos, estatísticos, combinatórios, probabilísticos);
Ø Selecionar, organizar e produzir informações relevantes para interpretá-las e avaliá-las criticamente;
Ø Resolver situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como intuição, indução, dedução, analogia, estimativa, e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos, bem como instrumentos tecnológicos disponíveis;
Ø Comunicar-se matematicamente, ou seja, descrever, representar e apresentar resultados com precisão e argumentar sobre suas conjecturas, fazendo uso da linguagem oral e estabelecendo relações entre ela e diferentes representações matemáticas;
Ø Estabelecer conexões entre temas matemáticos de diferentes campos e entre esses temas e conhecimentos de outras áreas curriculares;
Ø Sentir-se seguro da própria capacidade de construir conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a auto-estima e a perseverança na busca de soluções;
Ø Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente na resolução dos problemas propostos, identificando aspectos consensuais ou não na discussão de um assunto, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.
Além de buscar a aprendizagem de conceitos e procedimentos, o ensino de Matemática, ao longo de todas as séries do ensino fundamental visará à constituição de atitudes:
Ø Favoráveis para a aprendizagem de matemática.
Ø Positivas com relação à sua própria capacidade para elaborar estratégias pessoais diante de situações-problema.
Ø De socialização de suas experiências com seus pares como forma de aprendizagem.
Ø De curiosidade por questionar, explorar e interpretar os diferentes usos dos números, reconhecendo sua utilidade na vida cotidiana.
Ø De interesse e curiosidade por conhecer diferentes estratégias de cálculo.
Ø De organização na elaboração e apresentação dos trabalhos.

2 – CONTEÚDOS:
v Primeiro Ano do Ensino Fundamental do Ciclo II ( 5aSérie):
· GRAFICOS
· NÚMEROS NATURAIS, ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO.
· ESPAÇO E FORMA
· MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO
· MULTIPLOS DIVISORES E NUMEROS PRIMOS
· ÂNGULOS, PARALELOS E PERPENDICULARES.
· NÚMEROS DECIMAIS
· ÁREAS
· SIMETRIA
· FRAÇÕES

v Primeiro Bimestre:

· GRAFICOS: gráficos de barras, gráficos com porcentagem e localização de pontos
· NÚMEROS NATURAIS, ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO.Escrita e leitura dos números naturaisReta numéricaSucessores e antecessoresAdição e subtraçãoCalculo mental usando as propriedadesSituações envolvendo unidade de tempoFazendo contas com o tempoOperações inversas
· ESPAÇO E FORMASólidos geométricosJogando com o tangranPolígonos
v Segundo Bimestre:
· MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO:PossibilidadesMultiplicação e divisãoTabela multiplicativaArvore das possibilidadesDivisão com restoOperações inversasExpressões numéricasExpressões com parentes, colchetes e chaves.
· MULTIPLOS DIVISORES E NUMEROS PRIMOSNúmeros múltiplosDivisores de um numeroFatores de um numero natural
v Terceiro Bimestre:

· ÂNGULOS, PARALELOS E PERPENDICULARES.ÂngulosParalela e perpendicularesConstrução de retas perpendiculares
· NÚMEROS DECIMAISUnidade de medidasNúmeros decimaisAdição e subtração de números decimaisMultiplicação e divisão de números decimaisMedia aritmética
v Quarto Bimestre:
· ÁREASTrabalhando com áreasUnidade de medida de áreas
· SIMETRIATrabalhando com simetriaBrincando de faz de conta
· FRAÇÕESTrabalhando com fraçõesSimplificação de fraçõesComparações de fraçõesAdição e subtração de fraçõesPorcentagemNúmeros decimais / frações decimais

3 – Objetivos Específicos:
v Primeiro Ano do Ensino Fundamental II:
v Primeiro Bimestre:
· Reconhecer os significados dos números naturais e utilizá-los em diferentes contextos.
· Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais de qualquer ordem de grandeza, pelo uso de regras e símbolos que caracterizam o sistema de numeração decimal.
· Reconhecer grandezas como comprimento, massa, capacidade, tempo e identificar unidades adequadas (padronizadas ou não) para medi-las, fazendo uso de terminologia própria.
· Resolver situações-problema que envolvam grandezas como comprimento, massa, capacidade, tempo
· Obter medidas de grandezas diversas, por meio de estimativas e aproximações e tomar decisão quanto a resultados razoáveis dependendo da situação-problema.
· Resolver problemas com dados organizados por meio de tabelas e gráficos.
· Construir gráficos de colunas e de barras.
· Produzir textos escritos, a partir da interpretação de gráficos e tabelas.

v Segundo Bimestre:
· Estabelecer relações entre números naturais tais como “ser múltiplo de”, “ser divisor de” e reconhecer números primos e compostos e as relações entre eles.
· Ler, escrever, representar e comparar números racionais na forma decimal.
· Resolver situações-problema que envolvam números racionais com significados de parte/todo, quociente, razão.
· Analisar, interpretar, formular e resolver situações-problema, compreendendo diferentes significados das operações, envolvendo números naturais.
· Fazer cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) envolvendo operações — com números naturais —, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos nelas envolvidos e verificação de resultados.
· Compreender a potência com expoente inteiro positivo como produto reiterado de fatores iguais, em situações-problema. Seria legal reescrever?
· Utilizar instrumentos de medida, como régua, esquadro, trena, relógios, cronômetros, balanças para fazer medições, selecionando os instrumentos e unidades de medida adequadas à precisão que se requerem, em função da situação-problema.
· Realizar conversões entre algumas unidades de medida mais usuais (para comprimento, massa, capacidade, tempo) em resolução de situações-problema.
· Resolver situações problema que envolvam o cálculo do perímetro de figuras planas, poligonais ou não.

v Terceiro Bimestre:
· Ler, escrever, representar e comparar números racionais na forma fracionária.
· Reconhecer que os números racionais podem ser expressos na forma fracionária e decimal, estabelecendo relações entre essas representações.
· Localizar números racionais na reta numérica.
· Resolver situações-problema que envolvam a determinação da medida do lado de um quadrado de área conhecida, compreendendo a idéia de raiz quadrada de um número natural.
· Analisar, interpretar e resolver situações-problema, compreendendo diferentes significados das operações, envolvendo números racionais na forma fracionária e na forma decimal.
· Fazer cálculos mentais ou escritos, exatos ou aproximados envolvendo operações com números racionais.
· Resolver situações-problema que envolvam o cálculo de porcentagens ( 10 %, 20%, 30% ), sem uso da regra de três.
· Resolver situações problema que envolvam o cálculo da área de superfícies delimitas por triângulos e quadriláteros.
· Resolver problemas de contagem, incluindo os que envolvem o princípio multiplicativo, por meio de estratégias variadas, como a construção de esquemas e tabelas.


v Quarto Bimestre:
· Resolver situações-problema que envolvam a posição ou a movimentação de pessoas ou objetos, utilizando coordenadas.
· Distinguir, em contextos variados, figuras bidimensionais e tridimensionais, descrevendo algumas de suas características, estabelecendo relações entre elas e utilizando nomenclatura própria.
· Resolver situações-problema que envolvam propriedades de figuras tridimensionais como o cubo, o paralelepípedo, outros prismas, pirâmides, cones, cilindros e esferas.
· Resolver situações-problema que envolvam propriedades de figuras bidimensionais como o triângulo, o quadrado, o retângulo, outros polígonos e círculos.
· Fazer esboço de planificações (moldes) de figuras tridimensionais como cubo, paralelepípedo, pirâmide, cone e cilindro.
· Compor e decompor figuras planas, identificando relações entre suas superfícies.


4 – PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
Ø Desafios
Ø Aulas expositivas
Ø Resolução de atividades /exercícios
Ø Resolução conjunta de testes
Ø Passeios
Ø Teatro
Ø Jornais e revistas
Ø Pesquisas na Internet
Ø Filmes
Ø História da Matemática


5 – PROJETO DE LEITURA E ESCRITA:
SEQÜÊNCIA DIDÁTICA DE LEITURA:
1)LITERÁRIA (PROSA): CRÔNICA, CONTO
2)JORNALÍSTICA: NOTÍCIA, REPORTAGEM
3)LITERÁRIA (VERSO): CANÇÃO, POEMA
4)ESFERA DA VIA PÚBLICA: FORMULÁRIOS E CURRÍCULO.

Ø OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS PELAS DIFERENTES ÁREAS:

Repertoriar o aluno, oferecendo contato com o gênero diversos, através da leitura de textos de autores brasileiros, poetas, escritores, jornalistas, historiadores, matemáticos, etc.

Ø ETAPAS:

3) Levantamento do conhecimento prévio do aluno:
Relembrar o projeto de leitura realizado no ano anterior e destacar a intenção de ampliar o universo de leitura dos alunos, de acordo com o Programa Ler e Escrever.
Perguntar se conhecem alguma crônica, algum autor, poema, canção, escritores, matemáticos, jornalistas, etc.

2) Organização das atividades a serem desenvolvidas:
- Leitura
ü seleção de textos, com qualidade literária, jornalística, poéticas de autores e momentos históricos diversos;
ü organização e escolha do professor do texto a ser lido em suas classes;
ü leitura em voz alta pelo professor com a tarefa única de tornar o momento agradável, dialogando sobre o texto sem a preocupação de utilizá-lo na seqüência, em atividade didática;

- escrita
ü escolha de um dos textos para atividade de reescrita a fim de diagnosticarmos os casos de falta de domínio para acompanhamento durante o ano letivo;
ü estabelecimento de data e momento (aula) marcada previamente com o aluno;
ü combinados para execução da sondagem: fazer a leitura, conversar sobre o texto se necessário, solicitar a escrita não direcionando o gênero;
ü definição de critérios para correção: conforme material do Programa Ler e Escrever;
ü correção dos erros para corrigi-los em sala de aula;
ü definição de providências a serem tomadas nos casos de falta de domínio de escrita;
ü análise e reflexão sobre a língua.
Por se tratar de sondagem, a análise e reflexão sobre o texto produzido acontecerá após a correção, buscando perceber e tabular os tipos de erros cometidos pelos alunos: regularidade, uso de letra maiúscula, pontuação, estruturação, etc

3) Avaliação do trabalho desenvolvido:
Ø Reescrita;
Ø Gráficos de barras, linha e de coluna;
Ø Desenhos, fazer uma ilustração dos textos lidos.


6 – RECURSOS DIDÁTICOS:
Ø Computador
Ø Calculadora
Ø Jornais
Ø Revistas
Ø Folhetos de propaganda
Ø Vídeos
Ø Livros paradidáticos
Ø Livros didáticos
Ø Transferidor
Ø Régua, compasso
Ø Recursos didáticos auxiliares:
ü Instrumentos: régua, esquadro, transferidor, compasso, metro, trena, termômetro, ampulheta, relógio, cronômetro, espelho, bússola e tesoura.
ü Materiais: papel quadriculado, malha triangular, folha de sulfite e de cartolina, fita crepe, cola, barbante, arame, canudinhos, palitos, etc.

7 – INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
Ø Diagnóstica e contínua
Ø Observação e registro
Ø Resolução de problemas
Ø Disciplina
Ø Testes
Ø Textos
Ø Avaliação conjunta
Ø Atividades em classe
Ø Atividades extraclasse
Ø Caderno
Ø Atividades em grupo
Ø Participação
Ø Auto-avaliação
Ø Exercícios em lousa
Ø Avaliando o raciocínio do aluno (identificar padrões, fórmula, hipóteses e faz conjunturas).

quarta-feira, abril 22, 2009

avaliação

EMEF SENADOR TEOTONIO VILELA


NOME:__________________________________NUMERO________SERIE_______



1) Qual é a soma do número 78 com o seu sucessor







2) Em uma adição, as parcelas são 83, 276 e 184. Qual é a soma?







3) Eu tinha 10 maças dei 6 ganhei mais 4 com quantas maças fiquei?








4) Um trabalhador ganha R$ 96,00 diários e gasta R$ 58,00 diários. Quanto sobra após 30 dias ?









5) Numa adição de três parcelas, as duas primeiras são 5678 e 201 . A soma é 6042. Quanto vale a terceira parcela?

a) 163
b) 153
c) 143
d) 263